É um dos principais dilemas quando nos vimos fazer a escolha para a nossa Casa Inteligente (Smart Home).

Sendo que temos na verdade 3 opções:

  1. Lâmpadas Inteligentes Wifi
  2. Interruptores ou módulos Inteligentes  Wifi
  3. Um misto entre os dois

1. Lâmpadas Inteligentes Wifi 

Implementação:

Basta adquirir as suas lâmpadas inteligentes e trocar pelas antigas. De seguida, emparelhar com a sua aplicação Smartlife / Tuya para que depois possa controlar através da sua Amazon Alexa ou Google Assistant.

Custo:

Em termos de custos esta opção será mais dispendiosa do que os interruptores uma vez que terá de ser substituída cada lâmpada por uma lâmpada inteligente a cores e branco regulável (RGB + CCT).

Benefícios:

Controlar remotamente por aplicação através do seu telemóvel a iluminação da sua Casa Inteligente (Smart Home) de onde quiser.

Controlar por comandos de voz com a sua Amazon Alexa ou Google Assistant.

Não existe necessidade de contratação dum técnico para a instalação.

Conseguir controlar exatamente a tonalidade que se pretende da sua iluminação (Função Dimmer). Escolher a cor dependendo do ambiente que se pretende criar. 
Escolher entre um dos modos pré definidos (trabalho, descanso, festa, entre outros).

Desvantagens:

As lâmpadas inteligentes wifi não podem ser desligadas da corrente ou ficam offline (deixam de poder ser controladas remotamente até voltarem a ser ligadas à corrente). Isto significa que o interruptor que controla as mesmas, tem que estar sempre "ligado". Ou seja, não podem ser controladas por toque no interruptor físico.

 

2. Interruptores ou módulos relé Inteligentes  Wifi

Implementação:

Após adquirir os aparelhos para a sua Casa Inteligente (smart home) deverá ser feita a instalação (aconselhamos a fazer a instalação dos seus interruptoresmódulos relé inteligentes por um profissional, a SMARTIFY dispõe deste serviço) e de seguida ligar a aplicação Smartlife ou Tuya para controlar através da Amazon Alexa ou Google Assistant

Custo: 

A aquisição de interruptores / módulos relé inteligentes Wifi acaba por ser mais económica do que as lâmpadas inteligentes, contudo o custo da contratação de um profissional para a instalação dos interruptores inteligentes poderá encarecer.

Benefícios:

Controlar remotamente por aplicação através do seu telemóvel os interruptores ou módulos da sua Casa Inteligente (Smart Home) de onde quiser.

Controlar por comandos de voz com a sua Amazon Alexa ou Google Assistant.

Manter a funcionalidade de controlar pelo interruptor físico normalmente como sempre fez.

Desvantagens:

É necessário competências técnicas de instalação ou contratação de um profissional.

3. Um misto entre os dois

Implementação

A nossa sugestão para quando pretender ter o melhor de dois mundos.

Deverá fazer a ligação para os interruptoresmódulos relé inteligentes de modo a garantir apenas a corrente e não fazer a ligação dos retornos que vão para as lâmpadas inteligentes wifi. Fazer a ligação direta das lâmpadas inteligentes à fase.

Deste modo, terá as suas lâmpadas inteligentes diretamente ligadas à corrente e poderão apenas ser controladas pela aplicação.

De seguida, deverá emparelhar as lâmpadas inteligentes wifi e interruptores inteligentes wifi para estarem conectados com Smartlife / Tuya para poder controlar pela Amazon Alexa ou Google Assistant.

Após isso, os interruptores deverão ser programados através de automações na aplicação Smartlife / Tuya para que controlem as lâmpadas inteligentes ao ligar / desligar. 

Custo:

Naturalmente esta será a opção mais dispendiosa mas a que trará mais funcionalidades para a sua Casa Inteligente (smart home).

Benefícios:

Passará a ter os benefícios de ambas as soluções acima indicadas.

Desvantagens:

Custo elevado

Necessidade de competências técnicas ou contratação de um profissional.

Em caso de falha de internet ou sistema cloud, a iluminação inteligente da sua casa inteligente (smart home) ficará totalmente incontrolável (embora seja muito pouco recorrente)

 

 

 

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.